O Trem Republicano

A história do Trem Republicano começa lá atrás, no século XIX.

Na verdade, ele nasce fruto da vontade de um grupo de políticos, autoridades e personalidades da época em instaurar um novo regime governamental no lugar da monarquia vigente. Tudo começa na famosa Convenção de Itu do dia 18 de abril de 1873. O histórico evento feito na casa de Carlos de Vasconcelos de Almeida Prado, teve a presença dos mais importantes representantes republicanos daquele tempo, tanto liberais quanto conservadores. Um deles foi Prudente de Moraes que, no futuro, iria se tornar o primeiro governante eleito pelo voto direto da nossa república. A convenção foi um verdadeiro marco zero dos espíritos transformadores da nação, culminando com a própria Proclamação da República em 1889.

Mas onde o trem entra nessa história?

Na véspera da convenção. Naquela data, se inaugurou o trecho entre Salto e Itu da ferrovia Ytuana. Essa concessão outorgada em 1870, ligava a mesma cidade de Itu à São Paulo Railway em Jundiaí. Ou seja: as datas entre o surgimento do trem na região e a histórica Convenção de Itu coincidem e fazem desta época um evento singular de ambas as cidades contempladas pelo passeio.

Sendo assim, o passado e o presente se encontram no Trem Republicano. Afinal, é uma verdadeira viagem no tempo, onde os passageiros vão poder reviver esse período tão importante da nossa história.