O TREM REPUBLICANO

Uma viagem entre o presente e o passado do Brasil. É isso que o Trem Republicano oferece aos seus passageiros quando parte das estações de Itu e Salto, contando um capítulo importante da história do Brasil: o início da República. Essa ferrovia, com apenas sete quilômetros de extensão, foi determinante para a escolha de Itu como o local da primeira Convenção Republicana do país. 

História

Sua inauguração simbolizou o progresso econômico da cidade e o sucesso dos fazendeiros da região central de São Paulo e foi realizada um dia antes da Convenção ser lançada. Assim, no dia 18 de abril de 1873, cafeicultores, empresários, advogados, jornalistas e artistas reuniram-se no sobrado da família Almeida Prado para manifestar a insatisfação de todos com o Brasil Império. A reunião deu início ao Partido Republicano Paulista (PRP), que posteriormente deu fim ao Império e início à República, em 1889. 

Esta parte da história do Brasil foi fundida com a história da ferrovia, que há dois anos foi revitalizada por meio da implantação do Trem Republicano, atendendo a pedidos dos moradores e visitantes da região.   

Uma viagem entre o presente e o passado do Brasil.

PASSEIO

No trajeto, os passageiros revivem os fatos históricos
de Itu, considerada o Berço da República, por meio de
um espetáculo teatral interativo apresentado durante
a viagem em todos os vagões.

As decorações de dois dos quatro vagões do comboio também fazem menção a este período histórico do Brasil:
o vagão Prudente de Moraes, batizado em homenagem ao primeiro presidente civil do Brasil. E o vagão Dona Olímpia, uma homenagem a Olimpia de Almeida Prado, dona da casa onde aconteciam as reuniões secretas para tratar da manobra política e que hoje abriga o Museu Republicano, uma extensão da unidade do Museu Paulista da USP.

Os outros vagões do Trem Republicano são o Especial Michel Temer, inaugurado no final de 2021 com a presença do ex-presidente, por ser ele um dos mentores da Faculdade de Direito de Tietê, cidade da região onde nasceu. O carro é mais despojado, com espaços abertos
e mesas altas, além de suporte para transportar bicicletas.

Já o vagão Boutique Anselmo Duarte homenageia o cineasta e ator, nascido em Salto, que trouxe o primeiro e cobiçado prêmio da Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes, em 1971, pelo filme “O Pagador de Promessas”. Este vagão é o mais luxuoso do comboio e oferece um serviço de bordo especial e uma ambientação sofisticada, com poltronas e sofás revestidos em couro. Além disso,
é Pet Friendly, que permite o transporte de animais de estimação.

Com diversas curvas, subidas e descidas, o passeio do Trem Republicano revela os detalhes da natureza que contorna a ferrovia, proporcionando cenas bucólicas e únicas. Entre os atrativos da viagem estão a travessia sobre o rio Tietê, que nasce na Serra do Mar e corre para
o interior de São Paulo, e um poço com 30 metros de profundidade, da estação de tratamento de água da Companhia Ituana de Saneamento.

Trem Republicano